Itália – Contagem Regressiva Étnica

Ontem falamos sobre povos indígenas, e dos colonizadores Europeus, então falaremos hoje de um povo Europeu muito lembrado pela nona, pelo vinho e pela massa, ah, bambino, la Italia! Teve forte influência na colonização do nosso estado, muito marcada na região da Serra Gaúcha, e uma influência maior ainda na cultura e desenvolvimento da sociedade Europeia, se você gosta de império, guerra, arte e cultura, a história italiana é um prato cheio para você.

Hoje com suas fronteiras bem definidas e sua bela capital, Roma, não parece que a região Italiana foi marcada por guerras e disputas de território, tendo como foco principal justamente sua capital. A primeira grande civilização na região foram os etruscos, viviam principalmente na região onde hoje fica a Toscana, a expansão comercial das civilizações que viviam ali, romanos, gregos e etruscos, ocasionou muitos conflitos pelo controle de Roma.

Os gregos tiveram ligação direta com o nome do País, o gado era um dos carros chefe da economia da população que vivia ao sul da península, e os gregos os chamavam de Italói que significa “terra de bezerros”, estas civilizações disputaram por muito tempo o controle da cidade de Roma, com a vitória dos Romanos a cultura etrusca foi incorporada ao que veio a se tornar o Império Romano, que foi a maior força militar e política por alguns séculos.

Junto com a queda do Império Romano os povos do norte da Europa começaram a invadir a Península Itálica, após muito tempo a ideia de Império retornou com Carlos Magno que fundou o Sacro Império Romano, que deu origem ao feudalismo, que ocasionou a queda de mais um Império.

Avançando um pouco mais na história, lembramos a revolução Francesa que teve forte influência na região da Península Itálica, dando início ao que se conhece como Resorgimento, após a queda de Napoleão a Península foi dividida em 7 estados independentes no Tratado de Viena (1815), constituindo o  Regno d’Italia Reino da Itália (1870). Quem diria que um País com mais de 30 séculos de história teria tantas mudanças, guerras e disputas, e é a partir deste momento que italianos começam a vir para o Brasil, pois, esta reestruturação italiana, causou uma queda na economia e os italianos começaram a imigração em busca de um novo lar.

O principal movimento italiano para o Brasil foi a Diáspora Italiana.  Acredita-se que 25 milhões de italianos deixaram o seu País, a maioria dos navios que vieram para o Brasil desembarcavam no Rio de Janeiro ou em Santos, depois os imigrantes eram conduzidos às fazendas. Muitos ficaram nas três primeiras colônias no Rio Grande do Sul onde hoje se localizam Bento Gonçalves, Garibaldi e Caxias do Sul. Posteriormente surgiu a Quarta colônia, onde hoje fica Santa Maria, esta colônia foi composta por 9 municípios e teve forte influência na região noroeste do RS. Municípios como Ijuí, que mesmo multiétnico, mantém características da cultura. A característica principal da família italiana da época, era a religião católica, educação e união, quem não conhece a nona que adora reunir a família e fazer uma grande confraternização? Que está sempre atenta às comidas que cada um gosta e prepara com carinho para receber a todos em sua casa, mesmo eu que escrevo não sendo italiano, acompanhei muito isto na casa de alguns amigos meus, e é uma relação única. Esta é uma das heranças das famílias italianas deixada para todos, pois, o convívio de diversos povos permitiu não apenas a conservação desta cultura, mas, conhecer e admirar.

Itália, influenciou a Europa na idade média com arte e cultura sempre centro de interesse por estar a frente de seu tempo com suas grandes civilizações, e até hoje gerando cultura e influência em nossa cidade, Ijuí, Capital Nacional das Etnias.

Referências:

https://pt.countryeconomy.com/paises/italia

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/italia.htm#:~:text=A%20It%C3%A1lia%20%C3%A9%20um%20pa%C3%ADs,grande%20poderio%20econ%C3%B4mico%20e%20pol%C3%ADtico.

https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/unificacao-italiana.htm

http://www.filologia.org.br/rph/ANO24/71/010.pdf

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

POSTS RELACIONADOS