Países Baixos (Holanda) – Contagem Regressiva Étnica

Hoje descemos o Monte Olimpo e vamos um pouco além, aos Países Baixos ou como conhecemos no Brasil, Holanda, o que está errado, pois Holanda é apenas uma região dos Países Baixos. Comecemos com algumas curiosidades básicas: os Países Baixos tem este nome pois, parte do seu território está abaixo do nível do mar e a maioria da sua população; por se tratar de um país costeiro sofreu muito com inundações e, por este motivo, tem um excelente sistema para controle marítimo em sua costa; existe diferença entre Países Baixos quanto região e quanto país porque a região inclui Bélgica e Luxemburgo.

Há registros de povos habitando os Países Baixos, data de 100.000 a.C. E em 6.000 a.C., povos utilizavam Canoas por lá; em torno de 4.000 a.C. a agricultura foi desenvolvida; em 2.000 a.C. houve registros da utilização da roda e da idade do bronze e em 500 a.C. I passou a Idade do Ferro. Enfim chegamos à construção das primeiras cidades quando os romanos tomaram o controle das terras e o dominou até a queda do império romano.

O fim do controle Romano deu início a divisão dos Países Baixos entre frisões, francos e saxões até que grande parte do território tenha sido conquistado pelo rei dos Francos, Carlos Magno. Após a queda dos francos, disputas políticas e sucessórias levaram o território a ser controlado pelos Duques de Borgonha, Ducado que respondia a França, mas, muito competentes na política e tomada de decisões, razões pelas quais os Países Baixos tiveram poucos marcos neste período e muita prosperidade econômica. Esse  período durou até 1524, quando o território foi controlado pelo Sacro Império Romano liderado pelo Imperador Carlos V ou Carlos I, Rei da Espanha. Após Carlos I abdicar do trono, Felipe II assumiu com um comando opressor o que ocasionou a Guerra da Separação, e em 1579, foi proclamada a República Unida Holandesa.

Eis o início da relação do Brasil com a Holanda. Em 1661, os holandeses invadem onde é Salvador, mas foram expulsos e se estabeleceram em Pernambuco no período em que a Holanda se tornou a maior potência marítima do mundo. Alguns anos após, Espanha e  Holanda assinaram um tratado dando fim às invasões.

No século seguinte, os holandeses que foram invadidos e ficaram sob o controle da França por 20 anos (1795-1815). No fim do comando francês, se formou o Reino dos Países Baixos, com a separação da Bélgica alguns anos depois.

Aqui começa a imigração holandesa no Brasil. Não invasiva, os rastros da cultura holandesa em nosso país são vistas basicamente em nossa agricultura, pois, a popularização de plantações de trigo, arroz e gado holandês, aquela vaca branca bonitinha cheia de manchas pretas, além de na difusão da cultura de cuidados com a terra através de  adubos, fertilizantes e rotação de culturas.

Esta é a herança histórica e cultural da terra das tulipas e dos moinhos de vento, um belo país, colorido e vivo, que alterou a maneira de enxergar e cuidar da terra. A presença da agricultura é um forte em nossa região e mesmo que não vejamos, ainda convivemos com esse rico legado.

Referências:

https://www.infoescola.com/europa/paises-baixos/#:~:text=Os%20holandeses%20s%C3%A3o%20basicamente%20de,era%20habitada%20por%20tribos%20germ%C3%A2nicas.

https://www.bbc.com/portuguese/geral-49958501#:~:text=Pa%C3%ADses%20Baixos%20%C3%A9%20a%20tradu%C3%A7%C3%A3o,do%20n%C3%ADvel%20m%C3%A9dio%20do%20mar.

https://www.holandaevoce.nl/sobre-o-reino/um-unico-reino—quatro-paises

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/paises-baixos.htm

https://geneall.net/pt/titulo/3114/duques-da-borgonha/

https://pt.countryeconomy.com/paises/paises-baixos

http://www.terrabrasileira.com.br/folclore/b04holanda.html

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

POSTS RELACIONADOS