República Tcheca – Contagem Regressiva Étnica

Não precisamos viajar hoje para um novo país, pois a Boêmia deu origem a República Tcheca, assim daremos andamento na história de ontem. A República Tcheca é a junção da Morávia e da Boêmia que formaram uma nova nação.

A origem da República Tcheca vem do século XV, mas, a junção da Boêmia demorou mais alguns anos, pois foram as guerras que mencionamos ontem que devastaram e fragilizaram o país. Uma onda de nacionalismo tomou a Europa, e no território até então boêmio, houve o Renascimento Nacional Tcheco que tentava recuperar a língua e a cultura checa que já havia se misturado aos boêmios. A retomada da cultura tcheca permitiu que ele fosse incorporado primeiramente à Tchecoslováquia em 1918. Uma parte da população do novo país era alemão, o que contribuiu para que este território fosse incorporado à Alemanha em 1938 com o tratado de Munique e a separação da Eslováquia.

Apesar de ser uma história que confunde pois, os tchecos sempre viveram junto ao território boêmio, existe um marco histórico na junção de tudo que foram as guerras que devastaram a Boêmia. E a extinção da Tchecoslováquia foi a saída da Eslováquia que se aliou à Alemanha.

Estes marcos também foram os marcos da imigração tcheca no Brasil, em meio a invasões e conflitos a primeira foi a Companhia de Jesus, eram missões Jesuíticas de onde veio o Bisavô paterno de Juscelino Kubitschek, enquanto o território Tcheco era invadido pelos alemães.

A maioria dos tchecos vindos para o Brasil fixaram-se na região sul, no nosso estado principalmente na serra. Em Ijuí, um tcheco fundou um jornal alemão, Die Serra-post, que era distribuído principalmente para o norte do estado, seu fundador, Robert Low.

Mesmo que a herança tcheca não seja tão nítida hoje, como encerramento vou deixar duas importantes contribuições da cultura tcheca em nosso país: primeira aos apreciadores de cerveja. Apesar de marcar muito a Alemanha, os tchecos na verdade são os maiores consumidores e maiores influenciadores desta cultura, Pilsen e Budweiser são nomes de cidade referência no consumo e produção de cerveja na República Tcheca. Outra grande contribuição tcheca foi no ensino, pois, tanto Tchecoslováquia e República Tcheca incentivaram os primeiros intercâmbios do país e sempre tentaram uma aproximação com o Brasil.

Referências:

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/republica-tcheca.htm

https://www.tudosobrepraga.com/historia

https://www.esquerda.net/artigo/republica-checa-pequena-descricao-do-pais-e-da-sua-historia/77393

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

POSTS RELACIONADOS