Espanha – Contagem Regressiva Étnica

Demos uma pausa relativamente grande em um país, agora saímos do país da cerveja e vamos para o país dos toureiros, Espanha. Vamos conhecer mais sobre um dos nossos colonizadores.

Há registro de humanos desde 35.000 a.C. mas, os primeiros povos foram fenícios, gregos, celtas e cartagineses, que se desenvolveram na região até a conquista pelos romanos em 200 a.C. que batizaram a região de Hispânia conforme a língua dos fenícios. Uma medida romana auxiliou a tomada do controle na região, que foi o Império aceitar os líderes locais como aristocratas romanos. A região era muito importante para os Romanos, seus portos eram de grande ajuda comercial. A mistura de língua e cultura da época deu origem à palavra Espanha.

Os portos foram muito utilizados pelos romanos para o comércio até o fim do império romano. A queda do império romano deixou fragilidade que levou a novas guerras pelo comando do território. Na Península Ibérica os Visigóticos unificaram a região e mantiveram sob seu controle por 3 séculos com relativa tranquilidade até que fossem atacados e conquistados pelos Muçulmanos.

O período de controle muçulmano foi tumultuado, pois, eles permitiram que os espanhóis mantessem a religião católica ou judaica mediante pagamento de um imposto e estivessem sujeitos a discriminações, o que ocasionou grande conversão ao islamismo na região. Apesar de não parecer este controle e mistura de culturas foram muito favoráveis à região, muitos estudiosos e ideias vieram para a Europa, assim atualizaram o ensino que vinha da base grega.

Os muçulmanos nos anos 700 d.C. começaram a se fragmentar em reinos rivais, assim abriram brechas para a gradual retomada de território dos povos cristãos.

Os cristãos expulsaram os muçulmanos e deram origem a dois reinos, o Reino de Castela e o Reino de Aragão, que se desenvolveram por muitos anos separados até se juntarem em 1479.

A unificação dos reinos deu origem ao território que hoje fica a Espanha, e seu período de maior poder foi onde a família dos Habsburgos estava no poder, mesmo período em que Cristóvão Colombo descobriu a América e Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil.

Aqui conhecemos o espelho, brincadeiras à parte, aqui começa a influência espanhola em nossas vidas. Hoje temos inúmeras heranças espanholas em nossa cultura, conhecemos então a história desde os primeiros povos que se instalaram na região em que nossos colonizadores estão.

REFERÊNCIAS:

https://www.monografias.com/pt/docs/A-influ%C3%AAncia-do-espanhol-na-cultura-e-P3CHJ4R57X#:~:text=As%20tradi%C3%A7%C3%B5es%20mantidas%20pelos%20Espanh%C3%B3is,o%20azeite%3B%20e%20o%20churro.
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/espanha.htm#:~:text=Originou%2Dse%20da%20unifica%C3%A7%C3%A3o%20de,pa%C3%ADs%20%C3%A9%20uma%20monarquia%20parlamentarista.
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/espanha.htm
https://www.suapesquisa.com/paises/espanha/historia.htm

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

POSTS RELACIONADOS