Portugal – Contagem Regressiva Étnica

Saindo da Espanha sem sair da Península Ibérica, vamos para Portugal. Além de partilhar a colonização do Brasil, Portugal e Espanha partilham de boa parte da mesma história. A Península Ibérica por ser uma região muito antiga e entendida como um único reino, permite confundir a história entre os países da região. Algumas curiosidades sobre a região da Península Ibérica, pois ontem não fiz nenhuma menção sobre a Espanha: padres jesuítas de ascendência espanhola foram os primeiros brancos a chegar ao noroeste do estado; a cultura espanhola foi crucial para a formação da cultura gaúcha; e eu que escrevo tenho sobrenome de ascendência portuguesa, Loureiro, que vem de louro, curiosamente uma atração turística na Ilha da Madeira e na costa portuguesa por lá existir a laurissilva, a floresta de louros.

Um breve resumo da história de ontem com a Espanha passando por pontos históricos para não ficar repetitivo: 35.000 a.C já havia registro de humanos na região; por volta de 5.000 a.C. os celtas e povos bárbaros habitam a região; 400 a.C os Romanos tomaram conta da Península Ibérica; e após a queda do Império Romano, a região passa por diversos conflitos até ficar sob o controle dos muçulmanos entre os anos 700 e 1200.

Com a formação do Condado Portucalense, os cristãos começaram a retomar territórios que foram incorporados pelo reino de Leão que era um reino cristão. Mesmo sem conflitos armados, o Condado de Portucales mantinha pleno interesse em sua independência. Muitos reis passaram e ignoraram os esforços de tornar o condado independente até que após alguns fracassos na guerra contra os mouros, o Conde D. Henrique, genro do rei, assume o trono e retoma um caminho da vitória e aplica políticas que permitiram que com seu sucessor, D. Afonso Henrique, Portugal finalmente foi independente e em 1249 termina o período chamado de Reconquista no oeste da Península Ibérica.

A independência de Portugal foi contestada muitas vezes pelo reino de Castela que não obteve sucesso em contestar a autônoma portuguesa, então após a união dos reinos que deram origem a Espanha, que inclui o reino de Castela, houve aliança entre Portugal e Espanha para a exploração marítima buscando o Novo Mundo. Nos anos de 1.500 com o rei D. João III teve início a colonização do Brasil.

Daqui em diante, inicia- se a influência portuguesa em nossa cultura e, de resto, já conhecemos a história da nossa colonização. Assim como a cultura espanhola e diferente da maioria das demais etnias que colonizaram o Brasil, é difícil não perceber a presença da cultura espanhola e portuguesa em nosso país, a grande imigração Europeia no Brasil ocorreu nos séculos XIX e XX, já os portugueses e espanhóis estão em nosso país desde 1500. Podemos perceber a grande diferença da força que essas culturas imprimiram em nosso país, pelo tempo que puderam conviver conosco.

Autores:
Diogo Luiz Maroski
João Mariano da Silva Loureiro

REFERÊNCIAS:

https://brasilia.embaixadaportugal.mne.gov.pt/pt/sobre-portugal/historia#:~:text=Portugal%20foi%20fundado%20em%201143,confirmado%20pelo%20Papa%20Alexandre%20III.

https://www.infoescola.com/historia/historia-de-portugal/

https://www.todamateria.com.br/formacao-de-portugal/

https://www.eurodicas.com.br/historia-de-portugal/

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

POSTS RELACIONADOS