Inglaterra – Contagem Étnica Regressiva

Saindo da Península Ibérica e nos dirigindo ao país que deu berço a língua mais falada no mundo, Inglaterra. Berço de um idioma popular, pensadores e tecnologia, com algumas curiosidades: Shakespeare poeta, escritor e dramaturgo era inglês e Beatles também; Se você quer ir ao Stonehenge, conheceremos um pouco sobre o país que você irá viajar; Para quem é fez direito, o berço da lei comum; York, te lembra de algo? Não é a cidade dos EUA, era uma casa inglesa, que deu origem ao nome.

A Inglaterra tem registros de humanos passando por aquelas terras desde 200.000 a.C. mas, apenas após a Era do Gelo, houve o desenvolvimento dos povos, o clima não permitia o povoamento nem o desenvolvimento na região. Como na maioria da Europa, o território foi habitado por celtas e tomado pelo Império Romano, sob o controle romano o território era chamado de Província da Britânia.

Ainda na mesma linha de raciocínio, a queda do Império Romano deixou as fronteiras enfraquecidas, o que abriu vaga para um novo conquistador. Neste momento inicia a Idade das Trevas, uma série de conflitos entre pagãos e cristãos. O que dividiu o país em vários reinos. No século VII os maiores e mais fortes reinos eram Nortúmbria e Mércia; No século VIII a Mércia se sobressai; No início do Século XIX foi a vez de Wessex, mas os ataques dinamarqueses acabou com a maioria dos reinos. Os reinos restantes se uniram, o que deu a base do que se tornaria a Inglaterra.

A Inglaterra foi conquistada pelos normandos, que faziam parte do Reino da França. Os normandos fizeram muitas construções na região, principalmente castelos, além de algumas reformas comerciais e políticas, o que inclui a assinatura da Carta Magna.

Com a ascensão inglesa, retomada de poder e um parente do antigo Rei da França, a Inglaterra tentou reivindicar o trono francês no que se conhece como A Guerra dos Cem Anos, onde a Inglaterra saiu derrotada. Antes da Guerra, mas, não menos importante, foram fundadas as Universidades de Cambridge e Oxford. Terminada a guerra, a Inglaterra entra em mais um conflito, a Guerra das Rosas, onde as casas entraram em uma guerra civil, que terminou com a morte do rei da casa York pelo rei da casa Tudor.

Durante o Período de Tudor, o renascimento entrou na Inglaterra através dos Italianos, no mesmo período as forças navais inglesas se desenvolvem e começa a expansão comercial inglesa, e consequentemente a migração de ingleses para o Brasil. Os ingleses se estabeleceram amigavelmente no Brasil para fazer comércio, principalmente de Pau-Brasil e posteriormente açúcar.

Aqui começam as influências britânicas no Brasil, os ingleses deixaram uma herança cultural muito forte no país, conhecido como um povo extremamente educado, aqui não foi diferente, pontualidade é um hábito britânico, mesmo que aqui no Brasil não tenha colado, faixa de pedestre e ferrovias. O que chamamos de quadras na cidade, o conceito de uma cidade simétrica, com iluminação pública e até uma cidade homenageando Londres, Londrina.

Nem todos os hábitos ingleses são mantidos, mas, “é deveras, inegável a tentativa de tornar o Brasil um país civilizado”, assim encerra a história inglesa no Brasil, mas, fica aqui o conhecimento sobre como esta cultura tão rica chegou até nós.

REFERÊNCIAS:

https://www.suapesquisa.com/paises/inglaterra/historia_inglaterra.htm

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/inglaterra.htm

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/inglaterra.htm#:~:text=Hist%C3%B3ria%20da%20Inglaterra,da%20ilha%20da%20Gr%C3%A3%2DBretanha.

https://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL1133182-16022,00-INFLUENCIA+INGLESA+NO+BRASIL.html#:~:text=A%20influ%C3%AAncia%20da%20cultura%20brit%C3%A2nica,reis%20no%20cora%C3%A7%C3%A3o%20do%20povo.

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

POSTS RELACIONADOS