Escócia – Contagem Regressiva Étnica

Hoje sairemos da Inglaterra e vamos ao norte da ilha apreciar um bom whisky, sim whisky, pois é fabricado na Escócia. Bom apresentado nosso destino, seguindo o cronograma, vamos para algumas curiosidades: Até hoje não se sabe qual país criou o Whisky, Escócia ou Irlanda; As diferenças da bebida começam pela escrita, Whisky é escocês e whiskey é irlandês; Assim como as outras regiões do Reino Unido, não é um país independente, faz parte do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte; É a inspiração para Harry Potter e até a autora, que nasceu na Inglaterra, diz que Edimburgo é sua casa.

A história da Escócia se cruza com a da Inglaterra, por fazer parte da mesma ilha, vários reinos e impérios tentaram ocupar os territórios de maneira uniforme. Sendo habitada por celtas e pictos, a Escócia é um dos poucos países que não foi ocupado pelo Império Romano. Os romanos apenas conseguiram construir um muro para separar a Britânia da Escócia, a Muralha de Adriano.

Após a queda do Império Romano foi a vez das tentativas dos povos germânicos, saxões e anglos, todos sem sucesso. Temos aqui um milênio de defesas bem sucedidas de seus territórios, sendo que o Reino da Escócia foi fundado nos anos 800 quando os celtas e pictos nomearam um rei.

Após esta série de invasões vindas de longe, foi a vez de seu vizinho tentar invadir seu território, a guerra com a Inglaterra pela independência escocesa. O rei inglês tenta coroar um inglês na Escócia, então começa a resistência escocesa. Neste período uma figura icónica é conhecida, William Wallace ou Coração Valente, exatamente aquele do filme representado por Mel Gibson. Os grandes nomes desta guerra se tornaram várias estátuas e homenagens espalhados pelo país, mas, em Stirling, onde foi a grande vitória de William, foi feita uma grande homenagem com sua espada de 700 anos guardada dentro de uma redoma de vidro.

A paz entre Escócia e Inglaterra veio mas durou pouco, o casamento entre o rei Jaime IV da Escócia e Margarida Tudor filha de Henrique VII da Inglaterra acalmou os ânimos. Alguns anos mais tarde, quando Henrique VIII assumiu o trono, assassinou Jaime IV e começou uma caçada aos seus descendentes. Deixando escapar Mary Stuart, que se casou com o herdeiro do trono francês e assim reforçou a aliança entre França e Escócia. Após ficar viúva retornou à Escócia e assumiu o trono, casou-se novamente, com Henrique Stuart, teve um filho que viria a se tornar Jaime VI Rei da Escócia e após a execução de sua mãe e a morte de Elizabeth I, se tornou Jaime I Rei da Inglaterra.

Jaime tentou unificar as coroas por muito tempo, o que ocorreu apenas 100 anos depois, seu reinado de 1603 a 1625 foi rodeado por muita conspiração e negação. Após sua morte, seu filho dissolveu o parlamento e reinou absoluto. Período conhecido como 11 anos de tirania, o que deu início a guerra civil na Inglaterra que termina com a execução do rei e Oliver Cromwell assume como protetor do reino até sua morte e passa o reinado para Carlos II, conforme decisão do parlamento que foi reintegrado.

Carlos caçou os que julgaram e executaram seu pai, enfrentou muitas dificuldades no parlamento, além de dificuldades no casamento, era casado com a filha do Rei de Portugal, Catarina de Bragança. Teve 14 filhos fora do casamento e nenhum com sua esposa, quando morreu passou o reino para seu irmão, que também não teve apoio e acabou abandonando o trono.

Por aqui se inicia a imigração escocesa no Brasil, semelhante às demais migrações que ocorreram por volta do Século XIX, a escocesa não teve tanto impacto direto em nossa cultura, mas podemos observar resquícios dessa cultura em nossas vidas hoje em dia, como existe a teoria de que não foi Charles Miller pioneiro do futebol no Brasil e sim Thomas Donohoe, um escocês, A penicilina foi descoberta por um escocês, telefone foi inventado por um escocês e até as refinarias de petróleo, atividade básica da principal empresa do Brasil. Então, mesmo que não seja tão impactante, podemos notar que este país nos presenteou de diversas formas além de cultura.

REFERÊNCIAS:

http://www.clanmachamilton.com.br/escocia.htm#:~:text=O%20Reino%20da%20Esc%C3%B3cia%20foi,dos%20Pictos%20e%20dos%20Escotos.&text=se%20estabelecer%20na%20ilha%20e,assumiram%20o%20controle%20da%20Ilha.

http://ge.globo.com/futebol/noticia/2012/04/charles-miller-em-bangu-futebol-brasileiro-e-cria-de-escoces.html

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/09/cinco-coisas-que-voce-nao-sabia-que-escocia-deu-ao-mundo.html

https://caianomundo.ci.com.br/um-mergulho-profundo-na-impressionante-cultura-escocesa/

https://www.eurodicas.com.br/tudo-sobre-a-escocia/

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

POSTS RELACIONADOS