Finlândia – Contagem Regressiva Étnica

Saindo de Kilt e Gaita de Fole e indo ver a aurora boreal, aquelas luzes lindas coloridas que se formam no céu, uma grande atração turística da Finlândia. Vamos retornar ao briefing, indo para as curiosidades: A Finlândia é um dos países com melhor infraestrutura, algumas pesquisas apontam que todo o país tem acesso a esgoto e energia elétrica; Muitas pessoas se referem a aurora boreal como aurora austral, mas ela são diferentes a austral ocorre apenas no hemisfério sul; É conhecido como a origem do Papai Noel.

Os homens começaram a habitar a região da Finlândia no final da última era do gelo, mas era uma região bem desenvolvida habitada principalmente por coletores e caçadores, já tinham conhecimento de cerâmica e até criaram rotas de comércio, principalmente com a Rússia, Escandinávia e a região do Mar Báltico.

Por muitos séculos Suécia e Novgorod, hoje Rússia, disputaram o controle da Finlândia, após séculos de conflitos pelo território que era um limbo político, pois era habitado mas não controlado, foi repartido em um tratado de paz em 1323. A maior parte do território ficou com a Suécia. Durante o domínio sueco a língua finlandesa foi substituída pela suécia, a Finlândia passou por uma falta de alimento e um terço da população morreu e na chegada do luteranismo boa parte da população se converteu e a Suécia que era um país católico perdeu força na região, aumentando a pressão que a Rússia exercia. Quando o poder da Suécia começou a diminuir, a Rússia tomou o controle sobre a Finlândia em uma guerra que durou apenas 1 ano.

O domínio da Rússia forneceu grande autonomia para a Finlândia e assim foi estabelecido um estado finlandês. No período de controle russo, Helsinque passou a ser capital da Finlândia. A autonomia gerada pelos russos, permitiu o retorno da língua finlandesa, o que colaborou para o movimento nacionalista na Finlândia. O estado finlandês conseguiu aprovar a lei de alistamento obrigatório e assim estabeleceu um exército e começou o movimento separatista.

Neste momento a Rússia começa a tentativa de impedir o movimento separatista, teve início a Era Opressiva que foi de 1899 a 1905 e de 1909 a 1917, a política era chamada de Russificação. O intervalo de 4 anos ocorreu pois estava iniciando a revolução com o Domingo Sangrento em 1905. E em 1917 ocorreu a independência da Finlândia, uma curiosidade é que as mulheres já puderam votar na eleição.

Alguns anos depois de sua independência, os finlandeses começaram a migrar para o Brasil, vinham em busca de climas melhores e distância de guerras. E encontraram poucos vieram para o sul, mas muitos se estabeleceram em Penedo – RJ, o que intensificou as relações da Finlândia com o Brasil a partir da chegada da internet, fazendo com que Penedo se tornasse um ponto turístico, mostrando como seria a vida dos finlandeses a luz do sol, com direito a casa de veraneio do Papai Noel. Os finlandeses não deixaram grandes heranças culturais em nosso país, mas muito do que os finlandeses fizeram nos impacta, por exemplo a Nokia, é uma empresa finlandesa que proporcionou aos mais antigos os celulares indestrutíveis e o jogo da cobrinha, além de introduzir no país, a arquitetura de casas coloridas e alegres, que é como se baseia o estilo vida finlandês.

REFERÊNCIAS:

https://pt.countryeconomy.com/paises/finlandia
https://www.em.com.br/app/noticia/turismo/2019/12/10/interna_turismo,1106887/faca-um-mergulho-profundo-na-historia-da-finlandia.shtml
https://finlandia.costasur.com/pt/historia.html
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60872369
https://oestrangeiro.org/2013/04/21/finlandeses-no-brasil-e-migracoes-utopicas-para-os-tropicos/

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

POSTS RELACIONADOS