Áustria – Contagem Regressiva Étnica

Hoje nos despedimos da aurora boreal e vamos ao centro da Europa, um país que não tem saída para o mar, mas o principal esporte do país envolve pranchas, a Áustria. Curioso como um país cercado por outros 8 países tem tantas curiosidades que descobri fazendo esta pesquisa: O esporte mais popular é snowboard e esqui, isso devido a ser um país cercado por alpes e montanhas, ensinado até em escolas; Tem uma das bandeiras mais antigas do mundo, usada desde o século XII durante as cruzadas; É a capital mundial da música clássica, não à toa Mozart é de lá; Você gosta de Red Bull? Agradeça aos austríacos! E strudel? Apfelstrudel foi criado na Áustria, strudel significa redemoinho; É um dos países sede da ONU; E você marombeiro, é fã do Arnold? Foi governador da Califórnia, mas é austríaco.

Nossa, tudo isso, seguimos com o passado deste país. Como já vimos, é comum na Europa, antes de estar sob o controle do Império Romano, ser povoado por celtas, na Áustria não foi diferente. O comando romano foi próspero, fundou cidades, desenvolveu política e religião. Após a queda do Império Romano, a Áustria ficou fragilizada e foi invadida por povos bárbaros. Os bávaros pressionaram e tomaram controle de grande parte do território, o idioma dos bávaros evolui para o alemão atual e este período do século VII tem forte influência no idioma do país hoje. Após alguns anos voltaram ao domínio Romano, Carlos Magno, imperador do Sacro-Império Romano.

Ficando sob o controle da casa Babenberg, Leopoldo II da casa Babenberg, foi declarado Santo Patrono da Áustria, durante todo o comando desta casa foi um período próspero e de expansão até que Filipe II morreu em batalha sem deixar herdeiros. Neste período a Áustria sofreu com problemas políticos internos até que o poder passasse para os Habsburgos.

Os Habsburgos não eram queridos pelos austríacos, pois o estilo de vida deles não era o mesmo que os comandados queriam, até que foi fundada a Universidade de Viena em 1365. Os Habsburgos se mantiveram no poder e aumentaram seus territórios por anos utilizando casamentos, heranças e guerras. Com a morte do Rei Carlos VI em 1740 sem ter um descendente homem, quem assume o trono é Maria Teresa, seu reinado é marcado por modernização política e cultural do país, passos seguidos por seu filho.

Em 1806 Napoleão toma o controle e faz com que o Imperador do Sacro-Império Romano abra mão de seu título, permanecendo como Francisco I, Imperador da Áustria. Napoleão consegue invadir e tomar Viena, mas após sua queda, lugar de sua antiga vitória foi onde ocorreu o Congresso de Viena, para decidir como seria o governo após Napoleão.

Aqui inicia a imigração Austríaca no Brasil, os austríacos vieram e foram recepcionados conforme a língua que falavam, sendo principalmente confundidos com alemães. Vieram com grande força para o sul do país, e em Ijuí se estabeleceram na linha 6 leste os austríacos de idioma alemão, predominante no país de origem. E tiveram grande influência no desenvolvimento de Ijuí, se adaptaram e trabalharam com metalurgia e agricultura, fundaram uma escola e até um clube, ainda estão presentes em nossa cidade e farão parte da EXPOFEST 2022 no centro cultural austríaco, local que preserva e nos permite conhecer em nossa cidade, a cultura deste incrível país.

REFERÊNCIAS:

https://pt.countryeconomy.com/paises/austria

https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/historia-da-austria

https://www.infoescola.com/historia/imperio-austriaco/

https://www.tudosobreviena.com/historia

https://escolaeducacao.com.br/austria/

https://tiroleses.com.br/2017/04/24/imigracao-austriaca-no-brasil/#:~:text=No%20Brasil%2C%20os%20imigrantes%20da,%2DH%C3%BAngara%20de%20Jaguari%2FRS.

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

POSTS RELACIONADOS