Lituânia – Contagem Regressiva Étnica

Poderemos dar tchau a Suécia, sua rainha irá entender, e assim seguimos para o país que teve duas independências e tem festivais de música e dança típicas, uma pena não ter o grupo de dança lituano em Ijuí. Lituânia é um país pequeno e frio, tem uma produção e consumo de vodka considerável, sabia que algumas vodkas são feitas com batatas? A Lituânia tem um perfume nacional “Fragrância da Lituânia”. A Lituânia fez parte da URSS e tem um tour que simula como era viver naquela época. Obrigado em lituano é aciu e se pronuncia “atchú”, como se fosse um espirro.

A Lituânia foge um pouco do convencional, não foi dominada pelo Império Romano, mas um pouco da cultura entrou no território, os lituanos mantinham comércio com os romanos pela Rota de Âmbar. Uma antiga rota de comércio utilizada desde antes do nascimento de Jesus e alguns anos depois, está rota ia da Itália até a Rússia. Os povos bálticos fizeram com que a Lituânia fosse o maior país europeu até o século XIV.

O nome Lituânia foi mencionado pela primeira vez na Abadia de Quedlinburg, mas a constituição do estado é considerada em 1253 com a coroação do rei Mindaugas. Um dos motivos que levou a unificação da Lituânia foram os ataques da Horda Dourada de 1241 até 1277. A Lituânia permaneceu independente até a união Polaco-Lituana, quando o rei lituano foi coroado rei da Polonia após casar com a rainha da Polonia, conhecido como República de Ambas Nações. O auge desta união foi no século XV quando o dominaram toda a região do Mar Baltico até o Mar Negro. O fim trágico desta aliança aconteceu no século XVIII com o desmembramento do território em 3 partes, uma parte para o Reino da Prússia, Império Austríaco e o Império Russo, este último ficou com a maior parte do território que corresponde à Lituânia.

Durante a I Guerra Mundial a Alemanha dominou o território lituano e influenciou a independência, mas reprimiu o Conselho Lituano, estava em prática a formação de estados falsos sob domínio alemão, assim a Lituânia sairia do controle russo e faria uma aliança com a Alemanha. Com um conselho estabelecido e seus opressores fragilizados após o final da primeira guerra, a Lituânia conseguiu sua independência em 1918. A alegria durou pouco, a Lituânia foi duramente atacada pela União Soviética e Alemanha durante a Segunda Guerra e foi anexada por ambas e ficou sob domínio soviético ao final da guerra. A URSS tentou muitas vezes acabar com a identidade lituana, sem sucesso, até que a Lituânia saiu da URSS, foi o primeiro país a fazer isso 32 anos atrás, por isso a Lituânia comemora 2 dias da independência.

Durante o período da primeira guerra mundial ocorreu a imigração lituana no Brasil, com o primeiro lituano a vir para o Brasil ser um Coronel que ajudou o Exército Brasileiro durante a Guerra do Paraguai. Em 1890 um grupo de 25 lituanos veio a Ijuí como russos. Além de ajudarem na construção de Ijuí, deixo aqui outros lituanos que deixaram sua marca em nosso país como a apresentadora Angélica, Maurício Freeman Klabin, fundador da empresa Klabin líder no setor de papel e celulose e o apresentador Tiago Leifert.

REFEÊNCIAS:

https://pt.countryeconomy.com/paises/lituania

https://folhadomate.com/livre/lituania-comemora-32-anos-de-independencia-da-urss/

https://www.voltaaomundo.pt/2019/11/20/viagem-lituania-historia-modernidade-e-boemia-no-baltico-f/destinos/128986/#:~:text=A%20Litu%C3%A2nia%20existe%20desde%201009,final%20da%20Segunda%20Guerra%20Mundial.

https://www.zepter.org/2015/08/linha-do-tempo-da-historia-da-lituania.html

https://www.infoescola.com/europa/lituania/

https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/lituania

https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-da-independencia-da-lituania#:~:text=O%20Dia%20da%20Independ%C3%AAncia%20da,120%20anos%20da%20ocupa%C3%A7%C3%A3o%20russa.

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

POSTS RELACIONADOS