Angola – Contagem Regressiva Étnica

Hoje saímos da Europa e começaremos um tour pelos países africanos, países que tiveram muita influência em nossa cultura, após o fim da escravidão a mistura de raças tornou muito evidente como as culturas dos países Africanos nos influenciou. Iniciando as curiosidades sobre a Angola, de coletores e caçadores, mas o primeiro a se destacar foram os bochimanes. Os bochimanes não tinham tecnologia, mas eram caçadores e pastores, sendo um povo consideravelmente desenvolvido para a região e época até a chegada dos bantos, que dominaram as tribos bochimanes e praticamente acabaram com sua população. Banto é um grupo étnico conhecido assim pelo idioma, pois é a característica em comum desses povos.

Os bantos foram responsáveis por instalar os reinos conhecidos do Congo e N’golo que se consolidaram entre os séculos XIV e XV, pouco tempo depois os portugueses começaram a chegar no país. Inicialmente os portugueses firmaram uma relação com os povos que viviam na região, mas a partir de 1575 parte da Angola se tornou uma colônia portuguesa, o que desencadeou diversos conflitos. A superioridade portuguesa, tecnológica e militar, permitiu que fosse iniciado o negócio de tráfico de escravos para as Américas, e aqui começa a influência da Angola no Brasil.

Os países africanos têm poucos registros escritos de sua pré-história, mas as contribuições feitas por estes povos são inegáveis, no primeiro parágrafo que são apresentadas apenas curiosidades já podemos ver contribuições que permanecem em nossa atualidade. Entre outras contribuições temos muitas palavras usadas no nosso dia a dia, como samba que deriva de semba e nenê que significa pedacinho.

A história da Angola continua com conflitos e opressão do povo até 1850, quando houve a abolição da escravidão no Brasil, principal destino dos escravos, o que forçou uma reorganização da Angola por parte dos portugueses. Assim a Angola começa a se modernizar e trabalhar com exportação até que se crie a burguesia angolana. No início do século XX teve fim a monarquia portuguesa, mas a Angola ainda era uma província de Portugal e uma reorganização da Angola, faz com que o país se desenvolva e em 1921 comece a exploração de pedras preciosas. Na segunda metade do século XX começa o movimento nacionalista angolano que consegue sua independência apenas com a pressão exercida pela população, em 1975 a Angola era independente. O período que segue de 1975 até 2002 é a guerra civil da Angola, onde os grupos disputavam o poder do país que em 1990 gerou a onda de migração ao Brasil.

Nestes dois momentos houve angolanos vindo para o Brasil, sendo o período da escravidão o que mais influenciou em nossa cultura, o país estava em formação, muitas pessoas estavam sendo trazidas, mesmo que a força e conseguiram manter sua cultura, que após o fim da escravidão se misturou a e tornou o Brasil o que é hoje. Muito da identidade brasileira vem de povos que vieram contra a sua vontade para o país, mas não podemos esquecer que estes povos são fundamentais para a formação do que é a sociedade brasileira hoje e de suas contribuições para nossa cultura.

REFERÊNCIAS:

http://geografia.hi7.co/a-historia-de-angola-56c3cd34d23ca.html
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/angola.htm
https://governo.gov.ao/ao/angola/a-historia/
https://www.bol.uol.com.br/listas/curiosidades-sobre-angola-um-dos-paises-mais-prosperos-da-africa.htm

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

POSTS RELACIONADOS