República do Congo e República Democrática do Congo – Contagem Regressiva Étnica

Saindo da Angola vamos para seu país vizinho, que compartilhou muito de sua história devido à proximidade, o Congo. Vamos começar pelo básico: existem 2 Congos, República do Congo e República Democrática do Congo ou RDC. Houve um tempo em que não havia confusão entre os países, a RDC foi chamada de Congo-Belga e posteriormente de República do Zaire como base o Rio que divide o território dos dois países.

Agora vamos explorar a história de ambos os países que é muito semelhante, o território dos Congos era habitado inicialmente pelos bochimanes, uma tribo de coletores e caçadores arcaicos, até que estes fossem dominados pelos bantos. Os bantos são tribos que tem como principal semelhança o idioma banto. Os bantos eram superiores em poder militar e tecnologia e assim dominaram o território, foram responsáveis por fundar os Reinos do Congo e o que futuramente viria a se tornar a Angola. Os reinos dos bantos foram consolidados entre os séculos XIV e XV onde os portugueses chegaram à África, inicialmente os portugueses apenas criaram uma relação com os congoleses, até que mais tarde tornaram os países a base para a exportação de escravos para as Américas.

Aqui se inicia a vinda dos primeiros congoleses para o Brasil, foram obrigados a vir para o país, mas deixaram sua marca, como a congada, uma festa que ocorre em Minas Gerais. A cultura do Congo se misturou a outros povos que foram escravizados de nosso país, mas podemos ver um ponto importante na história como o Cais de Valongo, um dos lugares que mais recebeu angolanos e congoleses durante a escravidão.

O período de comércio de escravos durou até 1850, quando teve a abolição da escravidão no Brasil, após este período uma parte foi colonizada pelos belgas que veio a se tornar RDC e outra pelos franceses que se tornou Republica do Congo. A colonização belga durou até 1960 quando a Bélgica foi pressionada pela ONU a aceitar a independência do país. Depois disso não significa que vieram bons tempos, pois o período seguinte foi marcado por golpes de estado e guerra civil que terminaram em 2001. 

Já a República do Congo foi colonizada pelos franceses também até 1960 e seguiu de um período semelhante ao RDC, com golpes de estado e com militares no poder, a situação se estabilizou apenas em 1992, quando foi criada a constituição. Este é um resumo da história dos Congos, a mistura entre os outros povos trazidos ao Brasil impede que a cultura congolesa seja vista de forma singular no país, mas podemos apreciar e relembrar como tudo ocorreu.

REFERÊNCIAS:

https://saber-curiosidades.blogspot.com/2020/04/descubra-algumas-curiosidades-e-fatos.html
https://pt.countryeconomy.com/paises/republica-democratica-do-congo
https://pt.countryeconomy.com/paises/congo
https://vermelho.org.br/2013/12/07/os-dois-congos-escravatura-e-colonizacao/
https://www.languagetrainersbrasil.com.br/blog/os-dois-paises-na-africa-chamados-congo-e-que-falam-frances/
https://www.pordentrodaafrica.com/cultura/uma-heranca-do-imperio-do-kongo-reconhecimento-de-angola-beneficia-a-humanidade
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/independencia-congo.htm

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

POSTS RELACIONADOS