Rússia – Contagem Regressiva Étnica

Saindo da Alemanha e indo para o maior país do mundo, correspondente a um nono da superfície terrestre, A Rússia. Mesmo os russos tendo estereótipos de pessoas frias, as matrioskas fazem parte de suas culturas, as matrioskas são aquelas bonecas que tem outras bonecas menores dentro, dar uma dessas para alguém é desejo de sorte e amor. Rixa entre EUA e Rússia? Nada disso, em 1867 o Alaska foi vendido da Rússia para os EUA por pouco mais de U$7 milhões. Falando em milhões, na Rússia isto é troco, o país conta com o maior número de bilionários do mundo. Na Rússia os sobrenomes têm gênero. E finalizando a seção curiosidades: A distância entre a Rússia e a América é de 88KM.

A história russa começa na pré-história sendo habitada por povos nômades, os citas. Os citas eram conhecidos pela habilidade em montaria, e tem registros de que foram um dos primeiros povos a utilizar cavalos em batalha. Enquanto os citas estavam no território, outras tribos nômades passaram por seu caminho e geraram conflitos, os citas estiveram no território até o século II. Os séculos seguintes foram marcados pela expansão do povo eslavo, a origem e chegada do povo eslavo no território russo ainda é incerto, mas a sua expansão é inegável, utilizando pastoreio e agricultura estenderam muito seus territórios. Por volta do século IX os vikings escandinavos chegaram ao território e chamavam os habitantes de Rus e após os conflitos escravizavam os sobreviventes e chamavam de slav, acredita-se que Rus e slav sejam uma possível origem do nome Rússia e Eslavos.

O próximo momento foi o estado da Rússia de Kiev que unia Ucrânia, Rússia e Bielorussia tendo como capital Kiev, hoje capital da Ucrânia. Foi um importante estado Europeu, que disputava com outras potências da época, mesmo não tendo influência dos gregos ou dos romanos, o estado da Rússia de Kiev se converteu ao cristianismo. A Rússia de Kiev começou a decair com no século XI com a diminuição de rotas comerciais com seu principal parceiro o Império Bizantino, o que provocou a divisão da Rússia de Kiev em diversos principados independentes e sua completa queda depois veio com a invasão mongol, que foi a primeira derreta durante o Inverno Russo. Os mongóis se retiraram e retornaram 13 anos depois.

O retorno dos mongóis foi terrível para a Rússia, de 1236 até 1240 houve o cerco mongol em diversas cidades russas, destruíram várias delas e vieram para ficar. O período de domínio mongol foi chamado de O Jugo Tártaro, mas os mongóis não exerceram influência direta, o domínio era apenas sob cobrança de impostos. Enquanto o comando mongól foi ruim para Kiev, para Moscou auxiliou na criação de sistema fiscal e militar, pois a arrecadação do imposto conforme o tempo passou, não foi mais feita pelos oficiais mongóis e sim pelos príncipes russos de cada região. O desenvolvimento de Moscou deu base para o que viria a ser o Império Russo. A queda dos mongóis no século XIV deu oportunidade para o Principado de Moscou ser centro do novo império, que de imediato conseguiu expandir seu território. O crescimento do império se deu quando outros impérios estavam em queda e ainda ajudou a frear Napoleão. O Império Russo teria fim apenas ao término da Primeira Guerra Mundial.

Durante o Império Russo os imigrantes russos chegaram ao Brasil, mais precisamente durante a Revolução Russa, que ocorreu de 1905 até 1917 durante o período do Império. O projeto de trazer imigrantes europeus para ajudar a colonizar o Brasil trouxe os russos. Os Russos vieram ao Brasil e se instalaram na região Sul. Hoje temos em Campina das Missões um grupo de danças Russas e um festival para isto, mas temos outras colaborações russas no nosso país principalmente na religião ortodoxa e na culinária, hoje um prato famoso no Brasil o strogonoff foi criado por um militar russo. A Rússia foi muito importante na colonização, sendo muitos russos auxiliares dos alemães na colonização do estado do Rio Grande do Sul, no desenvolvimento das cidades e da agricultura.

REFERÊNCIAS:

https://pt.countryeconomy.com/paises/russia
https://hridiomas.com/aprender-russo/32-curiosidades-da-russia/
https://www.historiadomundo.com.br/russa/civilizacao-russa.htm
https://www.preparaenem.com/geografia/russia.htm
https://www.historiadomundo.com.br/russa
https://www.guiageo-europa.com/russia/historia.html

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

POSTS RELACIONADOS