Argentina – Contagem Regressiva Étnica

Saindo do Oriente Médio e voltando para a América do Sul, vamos hablar sobre nossos hermanos argentinos. Introduzido nosso país do dia, vamos falar mais sobre a terra de Maradona, sem apimentar a discussão de Maradona e Pelé, até porque todos sabemos que Pelé é melhor. Vamos às curiosidades: A Argentina é o país com o ponto mais alto e mais baixo da América do Sul, o Monte Aconcágua e Laguna del Carbon respectivamente. Nem só de espanhóis se formou a Argentina, a herança italiana é visível, principalmente na gesticulação enquanto falam, o famoso portunhol que alterou muitas palavras do país. Os gaúchos são famosos por churrasco, mas não é exclusivo! O pampa gaúcho fazer fronteira com a Argentina ocasionou uma influência mútua na região e eles também são famosos por seus churrascos! E nós gaúchos somos mais influenciados por argentinos que por cidades mais ao norte do país, tanto que na Argentina o chimarrão é muito popular, então é mais fácil tomar mate com um argentino do que com um paulista.

Durante a colonização europeia foi visto que a Argentina era pouco povoada, existem relatos de povoamento muito antes, mas não era tão abundante, indígenas na região do pampa e o Império Inca no norte. Os incas constituíram um dos maiores impérios da humanidade, conquistavam e anexavam pacificamente, estenderam seu território por quase toda a América do Sul começando com o Peru, os incas não utilizavam a roda, aço, ferro, alfabeto, comércio ou moeda, um governo totalmente rústico baseado no incentivo e modernização da agricultura, o Império Inca durou até 1533 os espanhóis destruíram todo seu império.

Os europeus chegaram à Argentina em 1502 e o primeiro povoado foi de Buenos Aires em 1536, sendo abandonado em 1541. O território ficou de certa forma abandonado até 1553, atraindo a visão do Governo do Rio da Prata, uma instalação espanhola na região do Paraguai, e assim começou a exploração de prata e ouro na região, utilizando quase que totalmente mão de obra indígena. Apesar de diversos confrontos entre indígenas e espanhóis, eles tinham uma opinião em comum, não precisavam de outros povos no território, por isso se uniram em duas ocasiões, para expulsar os portugueses em 1776 e para expulsar os ingleses em 1806 e 10 anos depois a Argentina se tornou independente, mas apenas em 1853 houve a primeira constituição argentina, em 1865 iniciou a Tríplice Aliança que venceu a Guerra do Paraguai em 1879.

Não existe um período migratório de argentinos no Brasil, pois, sempre houve mistura entre nossos povos, dividimos fronteiras, colonizadores, alianças, povos indígenas e muitos costumes, os argentinos nos influenciaram tanto quanto influenciamos eles, como bons irmãos sempre existiu uma rivalidade saudável, Argentina e Brasil países que fazem fronteira, mas que ainda assim estão um dentro do outro.

REFERÊNCIAS:

https://www.todamateria.com.br/incas/
https://www.infoescola.com/argentina/historia-da-argentina/
https://www.suapesquisa.com/paises/argentina/historia_argentina.html
https://conhecimentocientifico.com/argentina/

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

POSTS RELACIONADOS