Etnias de Ijuí em Porto Alegre

no desfile de 20 de setembro e no Theatro São Pedro

A Avenida Edvaldo Pereira Paiva de Porto Alegre, será o palco sagrado da maior representação de cultura tradicionalista gaúcha do estado no dia 20 de setembro, terça-feira. Neste ano, com o tema “Etnias do gaúcho: Rio Grande, terra de muitas terras”, em referência à diversidade cultural do povo gaúcho uma grande representação da cidade de Ijuí, fará parte da programação.

            A União das Etnias de Ijuí (UETI) trará para a avenida representações das etnias Portuguesa, Afro-brasileira, Espanhola, Italiana, Alemã, Polonesa, Holandesa, Sueca, Austríaca, Leta, Árabe, Japonesa, que colonizaram o Estado e compõem a identidade do Rio Grande do Sul, também representado como etnia Gaúcha.

            Segundo a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas a expectativa é de que cerca de 2,5 mil pessoas desfilem e outras 6 mil assistam. As apresentações no Desfile Farroupilha ocorrerão a pé, a cavalo e em veículos alegóricos que seguirão o trajeto em direção ao Parque da Harmonia, no Centro Histórico.

            A programação conta com a apresentação da União das Etnias de Ijuí (UETI) às 9h30min, na sequência, às 10h15min, o desfile dos Cavalarianos, com quase 700 cavaleiros de Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e piquetes e de outros 350 gaúchos a pé. A chama crioula, que foi gerada na cidade de Canguçu e percorreu as 30 regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul até chegar à Capital será guiada por este grupo.

            Entre as autoridades, já está confirmada a presença do Governador Ranolfo Vieira Júnior, secretários estaduais e o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris.

            Para a delegação de Ijuí, a programação seguirá à noite quando apresentarão às 19h, no Palco do Theatro São Pedro o espetáculo “A capital das etnias na Capital de Todos os Gaúchos”. As 13 etnias integrantes da União das Etnias de Ijuí (UETI), farão a apresentação de um número de dança cada, que interligadas formam o espetáculo. A apresentação é aberta a toda comunidade e o ingresso será 1kg de alimento não perecível.

Lara Elisane Silva

Assessoria de Comunicação

UETI – União das Etnias de Ijuí

EXPOFEST IJUÍ – 6 a 16 de outubro em Ijuí.

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

POSTS RELACIONADOS