Estados Unidos da América – Contagem Regressiva Étnica

Saindo da terra prometida de Israel e voltando para América, mas não a do sul, vamos conhecer um pouco dos que dividem o novo mundo conosco, os EUA. Bom estou ansioso por esta curiosidade, sabia que a Estátua da Liberdade não é Americana? A estátua foi feita na França, e enviada para os EUA de navio como um presente de Napoleão pelo centenário da vitória sobre a Inglaterra. Você que gosta de sair por aí e tomar uma cerveja, lá não poderia, é proibido o consumo de bebidas alcoólicas em lugares públicos, além disso elas devem ser transportadas dentro de embalagens de papel.

A habitação conforme registros no território Norte Americano, vem de 12.000 a.C, sempre com tribos indígenas espalhadas pelo território, com base em agricultura e sem nenhuma forma conhecida de escrita, mas a mais conhecida foi a cultura Mississipiana, que durou de 800 d.C. à 1.500 d.C, que foi por volta da chegada dos colonizadores da França, Espanha, Inglaterra e Países Baixos. Os ingleses colonizaram principalmente a costa dos EUA formando as 13 colônias, que seriam as principais responsáveis pela independência.

Os espanhóis foram os primeiros a fixar um povoado no território dos EUA, os franceses em sequência, seguidos dos suecos e neerlandeses e por último os ingleses, como suecos e neerlandeses estabeleceram colônias no mesmo território, houveram confrontos e os suecos foram expulsos. A ideia era encontrar metais preciosos, o que não deu certo, então as colônias se tornaram agrárias, para fornecer materiais à Europa. Conforme as  colônias se expandiram mais conflitos ocorreram, Nova Amsterdã que era uma colônia dos Países Baixos entrou em conflito com as colônias inglesas, perdendo os conflito os neerlandeses foram expulsos e Nova Amsterdã foi rebatizada para Nova York. E em 1754 o confronto entre franceses e ingleses começou, novamente os ingleses vitoriosos expulsaram os franceses em 1763. Esta guerra entre ingleses e franceses no território dos EUA gerou fragilidade no governo que resolveu aumentar impostos, essa medida causou muito descontentamento, os colonos começaram um movimento tentando reverter a situação colocando um representante no parlamento e boicotando produtos ingleses. Com as tensões os ingleses mandaram tropas para os EUA e tomaram algumas cidades, mataram alguns colonos e aprovaram os actos intoleraveis, que motivou a união de 12 das 13 colônias, assim foi feito o Primeiro Congresso Continental. As tropas inglesas tentaram tomar as armas dos colonos mas, foram repelidos o que gerou o Segundo Congresso Continental, onde George Washington como líder das colônias e em 1775 os ingleses declararam guerra contra as colônias.

O domínio dos colonizadores durou relativamente pouco, os colonizadores chegaram por volta de 1500 e os EUA se tornaram independentes em 4 de julho de 1776, sendo o período pós independência muito caótico, George Washington tinha nas mãos um país dividido, uma dívida pública alta e com pouca arrecadação para o governo, enquanto isso no cenário global, a Revolução Francesa ocorrendo, uma nova guerra entre França e Inglaterra, navios mercantes dos EUA sendo atacados e saqueados pelos 2 países, nada que ajudasse o país a crescer além da compra dos territórios franceses serem anexados aos EUA por meio de uma compra. Após o fim do governo Washington entrou Thomas Jefferson, Thomas tinha um cenário semelhante, uma França liderada por Napoleão, mas desta vez acordos entre EUA e França garantiram a segurança dos navios no território francês. Após o governo de Jefferson entrou a Doutrina Monroe que comprou o território espanhol e governava ignorando a economia mundial, fazendo o mercado interno se desenvolver, uma política que teve relativo sucesso, pois governos anteriores tiveram menor influência. Os governos que se sucederam são os que conhecemos como faroeste que vem do inglês Far West que significa o distante oeste, que é o momento que o governo americano decide que deve controlar todo o território da América, então começa a exploração da extensão do território até chegar no outro oceano.

O período que segue é a guerra civil motivada pela política em relação a escravidão, parte do país que dependia de mão de obra escrava e parte que não dependia, parte do país queria livre-comercio e parte queria tarifas alfandegarias, e varios ruídos aos poucos aumentaram os animos até o inicio da guerra em 1861.

Aqui inicia a imigração norte americana ao Brasil na tentativa de fugir da guerra, Dom Pedro II que queria desenvolver a cultura do algodão, que era um dos carros chefes da exportação dos EUA para a Europa, aproveitou a situação, além de desenvolver o cultivo do algodão os americanos instalaram alguns princípios interessantes para a época como as escolas públicas que aceitavam mulheres, igrejas batistas, cultivo de nozes e melancia. Os Americanos se instalaram principalmente nos grandes centros, e podemos perceber a influência, pois até hoje somos muitos ligados ao estilo de vida Norte Americano.

REFERÊNCIAS:

https://pt.countryeconomy.com/paises/estados-unidos
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/estados-unidos.html
https://www.infoescola.com/historia/historia-dos-estados-unidos2/
https://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/independencia-dos-eua.html
http://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/letras_83/fernando_luana_vanessa.pdf

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

POSTS RELACIONADOS