Jordânia – Contagem Regressiva Étnica

Saindo da América do Sul, voltamos para o continente asiático, vamos explorar outro país que tem seu nome baseado em um rio. A região desértica do continente asiático é conhecida por ser conflituosa, mas a Jordânia é segura para viajantes. Falando em viajantes, o país tem costume de negociar, então lá não é pechincha, é negociação. Vários lugares da bíblia ficam na Jordânia, inclusive do continente apenas Jordânia e Egito fizeram as pazes com Israel.

Indícios de habitação vem de 250 mil anos atrás e cabanas de 20 mil anos atrás, comunidades agrícolas desenvolvidas e estátuas de gesso de 7.000 a.C, a partir de 2.000 a.C. começa o período em que se estabelecem reinos no território jordaniano, estes reinos viviam em conflito com os reinos de Israel e Judá, mas todos sofrem influências das potências regionais como : Império Acádio, Antigo Egito, Império Hitita, Império Assirio, Império da Babilônia, Império Aquemênida e o Império da Macedônia. Os conflitos entre os reinos terminaram quando o Império Assirio venceu os conflitos contra os 3 reinos. Os reinos da Jordânia quando foram conquistados pelos romanos já haviam perdido sua individualidade pelas influências ao longo do tempo.

O tempo sob domínio romano fez com que muitos povos que sofriam influência religiosa dos povos gregos, se convertessem ao cristianismo, mas conflitos constantes com o Império Sassânida que era persa e controlou uma pequena parte do território jordaniano, mas a saída dos romanos se deu quando foram derrotados pelo Califado Omíada, neste período a língua árabe ganha ainda mais força. O Califado Omíada ergueu castelos e construções para defesa, foi um período de conquistas entre vários califados, até a chegada das cruzadas no século XII, mas também não durou pois em menos de 100 anos foram derrotados pelo Império Aiúbida, e logo passaram para o controle Mameluco, este sim durou de 1260 à 1516, os mamelucos defenderam o território de invasões, fortificaram construções e expandiram o território. Os esforços do Sultanato Mameluco não foram suficientes para segurar o Império Otomano.

O domínio otomano gerou estagnação em toda a Jordânia, repressão, altos impostos, negligência, imigração da população e algumas revoltas marcaram o período. Por estes motivos os povos árabes vieram ao Brasil, aqui se instalaram em cidades e fortaleceram o comércio, principalmente levando produtos para regiões mais afastadas de centros comerciais, então a expansão do comércio no Brasil teve como protagonistas os povos árabes, o que ajudou também nesses povos se adaptarem a cultura brasileira e influenciar a cultura também, pois com este tipo de profissão os árabes se espalharam no país.

REFERÊNCIAS:

https://pt.countryeconomy.com/paises/jordania
https://www.infoescola.com/asia/jordania/
https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/jordania
https://siatours.com/destinos-2/guia-da-jordania/informacoes-sobre-a-jordania/historia-da-jordania/

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

POSTS RELACIONADOS