Haiti – Contagem Regressiva Étnica

Saindo do rio Jordão e voltando a América, vamos para uma das ilhas que compõem nosso continente, o Haiti. O Haiti divide uma ilha com a República Dominicana, a ilha se chama Ilha Hispaniola, curiosamente a ilha foi descoberta por Cristóvão Colombo e foi lá que foi oficialmente descoberta a América. É um dos poucos países do continente com o francês como língua oficial, um seleto grupo composto também por Guiana Francesa e Canadá. Para quem já assistiu Piratas do Caribe esta é uma curiosidade divertida, Tortuga é uma ilha do Haiti.

A história do Haiti é pouco explorada, sabe-se que antes da chegada dos europeus viviam na ilha os índios arahuaca, que foram escravizados e dizimados pelos europeus. Em 1492 Cristóvão Colombo descobriu a ilha, que foi batizada pelos espanhóis de Ilha Hispaniola, os espanhóis estabeleceram fortes no litoral e começaram a avançar na escravização dos indígenas para trabalhar na agricultura e cerâmica, depois de quase acabar com a população que vivia ali, os espanhóis assinaram o Tratado de Ryswick, que dava controle para a França de onde hoje é o Haiti.

Os franceses começaram a se estabelecer no Haiti e trazer escravos africanos para repovoar a região. Hoje a maioria da população do Haiti é composta por descendentes dos escravos que os franceses trouxeram. Os franceses além de repovoar começaram a produção agrícola, principalmente da cana-de-açúcar que até hoje é um dos principais produtos da economia do Haiti, na época o Haiti se tornou o principal produtor e exportador de cana, chegou até a atrapalhar a produção no Brasil.

O Haiti foi o segundo país do continente a ser independente, atrás apenas dos EUA, motivados pelo movimento da Revolução Francesa e seus ideais de liberdade, os escravos começaram a fugir e matar seus senhores, a maioria imensa dos escravos foi fator determinante na independência, estima-se que haviam mais de 400 mil escravos e pouco mais de 5 mil senhores. Os escravos após alguns conflitos começaram a receber incentivo dos ingleses e espanhóis, que tinham desavenças com os franceses. A abolição da escravidão veio em 1794, em meio a este período os ingleses e espanhóis entraram no território e foram expulsos em 1801. Aproveitando a situação, declararam independência como um estado aliado fizeram a constituição do país, que foi recusada por Napoleão.  Toussaint l’Ouverture foi líder de todo processo de revolução e independência, Napoleão traiu Toussaint, trouxe a França como prisioneiro e o executou. O general Jean-Jacques aliado de Toussaint, continuou a revolução, expulsou os franceses, proclamou a independência em 1804 e foi nomeado governador, que foi morto após 2 anos de governo.

Um período conturbado de 1806 até 1905 onde o país viveu unificações da ilha e separações, mais de 20 governantes, todos com finais trágicos, ditaduras, termina com a intervenção dos EUA cobrando uma dívida, onde foi assinado um acordo onde os EUA manteriam tropas no Haiti e reconheceram a soberania do país, isto tudo auxiliou o país a retomar o caminho do desenvolvimento. Devido às diversas instabilidades do país, constantes mudanças no governo e ser propenso a catástrofes naturais, a imigração começou por volta de 1800, mas existem poucos registros disso, pois no Brasil muitos foram forçadamente naturalizados, mas sabemos que desde antes de nossa independência Haitianos se estabeleceram no país.

REFERÊNCIAS:

https://pt.countryeconomy.com/paises/haiti
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-36630446#:~:text=Haiti&text=Haiti%20tem%20origem%20no%20idioma,divide%20com%20a%20Rep%C3%BAblica%20Dominicana.
https://www.infoescola.com/historia/independencia-do-haiti/
https://www.scielo.br/j/ea/a/yFzffjNFq7jpmwwxDhJLyGM/?lang=pt
https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/haiti-uma-historia-de-insurreicoes/#:~:text=Em%201%C2%B0%20de%20janeiro,por%20pessoas%20de%20ascend%C3%AAncia%20africana.
https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/historia-haiti.html
https://portaldeimigracao.mj.gov.br/images/publicacoes/A_imigra%C3%A7%C3%A3o_Haitiana_no_Brasil_Caracter%C3%ADsticas_Demogr%C3%A1ficas_na_regi%C3%A3o_Sul_e_no_Distrito_Federal.pdf

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

POSTS RELACIONADOS