Colômbia – Contagem Regressiva Étnica

Pegando carona em um navio exportador da Shoppe ou de algum outro site chinês, voltamos para a América, vamos visitar a Colômbia. O país está situado no círculo de fogo, uma região do Oceano Pacifico que tem muitos vulcões. Rico em pedras preciosas, 95% de todas as esmeraldas do mundo vem de lá. Lá todos os feriados são prolongados, sendo todos eles remanejados para segunda-feira ou sexta-feira, com exceção do Natal e Ano Novo. Vamos comer tanajuras no Santander? Não, pera. Santander é uma região na Colômbia e Tanajura é a formiga que tem (perdoem a linguagem) uma bunda grande e é servida frita por lá.

Como em todo o território americano, a Colômbia não possui registros escritos de sua história antes dos colonizadores, mas existem evidências de que muitas culturas habitaram o território em média 20 mil anos atrás. Quando os europeus chegaram ao território se depararam com tribos que viviam no litoral de certa forma organizadas, mas estas tribos foram dizimadas, para fundar o primeiro assentamento permanente em território americano. Os europeus vinham para a américa em busca de metais preciosos, e encontraram, por este motivo, até 1539 fundaram muitas cidades importantes e também sofreram muitos ataques de piratas franceses e ingleses, então para organização o território ficou sob comando do Vice-reino do Peru, que durou até 1740, neste meio tempo o trabalho escravo, miscigenação, extermínio da população e cultura indígena e cristianização ocorreram.

Quando o país saiu do Vice-reino do Peru, se tornou o Vice-reino de Granada, Granada é a cidade que veio a se tornar Bogotá, que ganhou poder sobre Venezuela, Panamá e Equador, ainda ganhou incentivos espanhóis para fortalecer o império, que deu poder a classe do criollos, que eram os espanhóis que nasceram na Colômbia resultado da miscigenação e migração espanhola para o país. Em um primeiro momento os criollos não apresentavam nenhuma resistência às reformas feitas pelos espanhóis como aumentos de impostos, mas a partir de 1809 embalados pela Revolução Francesa e movimento de independência das colônias norte americanas, propuseram educação, livre comércio e fim da escravidão o que deu inicio a guerra contra a Espanha pela independência colombiana, que teve sucesso em um primeiro momento, mas começa a disputa pelo poder do novo país, então a Espanha consegue reconquistar o país, alguns refugiados se aliaram a Simon Bolivare iniciaram novamente as batalhas, e em 1821 a Colômbia volta a ser independente e já aprovando uma constituição com Simon Bolivar presidente. Bolívar se tornou um ditador, com o descontentamento da população e dos parlamentares fizeram Bolívar renunciar em 1830, quem assumiu foi Francisco de Paula Santander, fazendo uma nova constituição que garantia os direitos do homem.

Está foi a história de formação da Colômbia como um país independente, mas a imigração colombiana como em muitos países da América não ocorreu em um diáspora, onde um grande grupo veio ao país de uma vez, então a cultura e as heranças da Colômbia nos foram dadas conforme os colonizados foram trazendo quando eram trazidos.

REFERÊNCIAS:

https://pt.countryeconomy.com/paises/colombia
https://www.infoescola.com/colombia/historia-da-colombia/
https://www.suapesquisa.com/resumos/historia_colombia.html

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

POSTS RELACIONADOS