Venezuela – Contagem Regressiva Étnica

Saindo do Kuwait e voltando para o nosso continente, vamos visitar o país que possivelmente foi habitado pelos primeiros humanos no nosso continente, a Venezuela. Apesar da situação complicada do país, a Venezuela tem as maiores reservas de petróleo e gás do mundo, sendo o petróleo hoje mais barato que água. A maior queda d’água do mundo está na Venezuela, o Salto Ángel, o lugar tem quase 1km de altura e foi inspiração para o filme “Up! Altas Aventuras”. A sorveteria com mais sabores do mundo é venezuelana, Heladeria Coromoto. Sabia que a Venezuela poderia ter sido colonizada por alemães? Vou contar isso durante a história do país.

Acredita-se que a Venezuela foi o primeiro país a ser habitado na América, em torno de 15 mil anos atrás, mas diferente do restante da América, não tiveram civilizações organizadas apenas pequenos grupos. Em 1498 Colombo navegou na costa venezuelana, mas Américo Vespúcio foi o primeiro a explorá-la em 1499, indo até o Lago Maracaibo e vendo as casas do lago que eram, semelhantes às casas de Veneza. Em 1502 foi fundada a cidade de Santa Cruz, próximo à costa, os espanhóis não tiveram grandes interesses de colonizar o território no começo, pois a pesca de pérolas foi maior atrativo até 1523, quando se esgotaram os ostreiros, assim os espanhóis foram em direção a Caracas. Em 1528 a coroa espanhola devia para banqueiros alemães e deu o território venezuelano para eles, então os alemães fizeram expedições sem sucesso em busca de pedra preciosas e em 1546 o território foi devolvido aos espanhóis. Em 1567 foi fundada Caracas com o crescimento da base agrícola e o começo do trabalho escravo. Nos séculos XVII e XVIII começam a chegar no país as missões católicas e construir templos. E no século XIX começa o movimento de independência da Venezuela, nesta época o território venezuelano fazia parte do Vice-reino de Nova Granada, que tinha base na Colômbia, se aproveitando da queda da influência espanhola, que foi derrotada por Napoleão, tendo Simón Bolívar como líder revolucionário de toda a América Espanhola, em 1819 Nova Granada viu a região como independente e em 1829 a Venezuela se separa da Colômbia.

Apesar de ser pouco expressiva até 2010, a imigração venezuelana teve origem da época da escravidão, quando as tribos nativas eram separada em diversos lugares do continente para dificultar a comunicação e diminuir as chances de revoltas, então a cultura construída no país sempre teve influência venezuelana, além de termos os mesmo colonizadores, aqui principalmente portugueses e lá os espanhóis, temos muitas semelhanças.

REFERÊNCIAS:

https://pt.countryeconomy.com/paises/venezuela
https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/historia-venezuela.html
https://www.infoescola.com/venezuela/historia-da-venezuela/

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

POSTS RELACIONADOS