Rutênia – Contagem Regressiva Étnica

A Rutênia é um estado que já não existe mais. Ao longo do tempo, diversos povos eslavos adotaram essa denominação, mas em geral são os povos eslavos que não foram incorporados à Ucrânia, Rússia e Bielorússia. O estudo deste estado é difícil pela escassez de informação e por comumente ter confusões entre ucranianos, russos e bielorrussos com os rutenos.

A primeira vez em que aparece é no século IX, quando os varengues, uma tribo viking, começa a se juntar com povos eslavos e são chamados de roths, uma referência a remadores. Depois começou a se referir a aristocracia da Escandinávia e a população mista. Depois a Rutênia volta a aparecer na Alemanha, o Rei dos Rutenos em Augsburgo, uma cidade ao sul da Baviera e nos documentos papais para se referir aos territórios do Império Russo, principalmente após serem conquistados pela Lituânia e pela Polônia, que eram países católicos, tanto que o Papa nomeou um dos príncipes Daniel da Rutênia. Durante a expansão do Império Austriaco, a Galícia foi dominada e aquele era o território da Rutênia de 1772 a 1918, quando houve a queda do império. Hoje o termo ruteno se refere a 4 grupos que vivem nos Cárpatos.

É difícil ser preciso em quando ocorreu a imigração rutena para o Brasil, mas sabemos pelos registros que os rutenos vieram para o sul, principalmente para o Paraná. A Colônia Antonio Olyntho fundada em 1895, recebeu 258 famílias rutenas, apesar de serem maioria, não estimularam nenhum tipo de preconceito, mas o convívio comunitário entre as outras etnias que viviam ali, além de ajudarem na fundação de Prudentópolis.

REFERÊNCIAS:

https://www.scielo.br/j/ts/a/ckf9Pjt57RdVWptKBdBGtyS/?lang=pt#:~:text=.-,Os%20rutenos%20s%C3%A3o%20um%20povo%20descendente%20de%20eslavos%20que%20n%C3%A3o,da%20Litu%C3%A2nia%20e%20da%20Hungria.&text=2-,.,sul%20do%20estado%20do%20Paran%C3%A1.
https://journals.openedition.org/nuevomundo/20822

https://www.researchgate.net/publication/327270099_Resenha_de_A_Imigracao_ucraniana_no_Parana_de_Paulo_Renato_Guerios_Review_of_the_book_The_Ucranian_Immigration_in_Parana_Paulo_Renato_Guerios
file:///C:/Users/Joao/Downloads/admin,+A+IMIGRA%C3%87%C3%83O+UCRANIANA+NA+AM%C3%89RICA+LATINA.pdf

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

POSTS RELACIONADOS