Ijuí é Capital Mundial das Etnias

EXPOFEST IJUÍ - Capital Mundial das Etnias

Em manhã histórica, na Sede da UETI, município recebeu o título do secretário geral da Organização Internacional de Folclore.

O Movimento Étnico de Ijuí conseguiu hoje o seu maior feito desde o início de sua organização em 1987. Na Sede da União das Etnias (UETI) a entidade que congrega, desenvolve e abriga os 13 grupos étnicos já constituídos, recebeu de Fabrizio Cattaneo, Secretário Geral da Organização Internacional de Folclore o título de Capital Mundial das Etnias. O evento, parte da programação da EXPOFEST IJUÍ, trouxe uma delegação inteira da IOV, com o presidente da IOV Brasil Antonio Clerton Vieira, e o próprio Fabrizzio, a frente de nomes de representantes de diversos países e de muitos estados brasileiros.

O presidente da UETI e da EXPOFEST Nelson Casarin, juntamente com os vice-presidentes da Festa, Francisco Emilio Miron Roloff, Antonio Tambara, Adelar Baggio, Bianca Caneppele e Luiz Francisco Schröer viu uma grande exaltação dos participantes em seus pronunciamentos enfatizando a capacidade de Ijuí, através da união da cultura dos muitos povos que a formam, de gerar desenvolvimento e prosperidade em toda a região, sendo um exemplo para outros lugares do mundo.

Tanto o presidente Nelson Casarin, como o prefeito de Ijuí Andrei Cossetin, ressaltaram em seus pronunciamentos o trabalho do movimento cultural da UETI e sua importância na conquista do título recebido. Também foram agraciados com o título de Hóspedes Oficiais de Ijuí durante o evento o presidente da IOV Brasil e executivo da IOV América Antonio Clerton Vieira, o secretário geral da IOV Mundial Fabrizio Cattaneo e a pesquisadora da entidade Anna Brzozowska Krajka, homenagem que foi extensiva aos demais integrantes da delegação da IOV.

A UETI, por meio do seu departamento cultural, também entregou a comenda do Mérito Desbravador ao vice-presidente da Expofest professor Adelar Baggio, por sua atuação histórica dentro do movimento cultural em âmbito municipal. Também receberam a comenda a professora Paula Simon, da Comissão Gaúcha de Folclore e o próprio Secretário Geral da IOV Fabrizio Cattaneo que representava também o presidente mundial da entidade Ali Abdullah Khalifa, que enviou um vídeo ressaltando o momento histórico e honraria vivida por Ijuí neste 13 de Outubro.

Amanhã o Encontro Internacional de Folclore e Artes Populares das Etnias prossegue com a segunda Assembleia da IOV das Américas. O evento acontece a partir das 9h, na Casa do Produtor, no Parque de Exposições Wanderley Burmann.

Fotografia: Mateus Mitsuo Asada (@mateusasada)

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

POSTS RELACIONADOS