NOTA DE ESCLARECIMENTO À COMUNIDADE DE IJUÍ

EXPOFEST IJUÍ 2023

A EXPOFEST ESTÁ CONFIRMADA!

O movimento étnico, representado pela União das Etnias de Ijuí – UETI, gestora da feira, em respeito a seus patrocinadores, expositores, parceiros e, especialmente, a comunidade e a toda história de mais de 38 anos, vem por meio desta, lamentar os últimos acontecimentos que envolvem as marcas EXPOFEST IJUÍ E UETI.

A Exposição Festa Internacional das Etnias é a representação máxima de todos os setores da sociedade. Ela congrega as forças do agronegócio, do comércio, da indústria e das artes em suas mais diversas formas. Nela está também a área da saúde, educação, serviços, tecnologias, pesquisa, inclusão social, entretenimento e lazer. Ijuí, enfim, começou a colher os frutos do fomento ao turismo, que vem do trabalho realizado a anos pelo movimento étnico.

O maior complexo cultural construído no Estado está aqui, somos a primeira feira do interior a ter intérpretes de libras para a inclusão social em um palco de artes integradas (mesmo com inúmeras críticas na época), nossos projetos resgatam crianças e jovens das ruas para que aprendam e se desenvolvam através das artes. Com recursos próprios, levamos o nome de Ijuí a todos os lugares, participando de intercâmbios, apresentações, encontros e eventos internacionais. Com o trabalho abnegado de voluntários, conquistamos os títulos de Capital Nacional e Mundial das Etnias, fruto da fé, da coragem e do trabalho irretocável de um movimento que agrega mais de 5 mil voluntários. Historicamente, as ações da UETI e da EXPOFEST IJUÍ, beneficiam instituições e entidades que atendem causas relevantes. Esta caminhada de quase quatro décadas, através do Movimento das Etnias, tornou Ijuí, Símbolo do Rio Grande do Sul e Patrimônio Cultural do Estado.

Portanto, é inadmissível que se desconsidere todo esse legado num pleito que discute, sem argumentos plausíveis, a cobrança de uma pequena parte do estacionamento do evento, anulando a existência de um espaço muito maior de vagas gratuitas, ignorando resultados revertidos para entidades sociais, fomento de empregos formais e renda, melhorias em estruturas e, além disso, oportunidades para taxistas e motoristas de aplicativos terem mais  trabalho, aliado ao transporte público que terá uma tarifa especial, e por conseguinte, a melhoria do tráfego de acesso ao parque, preocupação eminente das forças de segurança.

Comunidade de Ijuí! Precisamos falar de desenvolvimento, de progresso e de evolução! Não podemos mais admitir que essas pautas sejam jogadas em tribunas e redes sociais de forma equivocada, colaborando com a desinformação, não permitindo muitas vezes a voz do contraditório, levando ao senso comum, inverdades em desfavor de um projeto tão importante, reconhecido em seu grau máximo pelo Congresso Nacional e pela maior organização de folclore e artes populares do mundo – a IOV, ligada diretamente a Unesco.

Assim, com a garantia do poder executivo, expressa nesta manhã (26.9), em reunião com a direção da EXPOFEST IJUÍ, tranquilizamos a todos da realização do evento, que ocorrerá de 11 a 22 de outubro, no Parque de Exposições, para comemorarmos a grandeza e a pujança do nosso município e seus 133 anos de emancipação.

A Direção.

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

POSTS RELACIONADOS