COMENDA DO MÉRITO DESBRAVADOR

Considerando que para efetivar-se a exaltação de mérito e torná-la indelével e exemplificativa à memória da sociedade, é necessário instituir galardões que materializem essa finalidade, a UETI – União das Etnias de Ijuí, através de seu Departamento Cultural instituiu a COMENDA DO MÉRITO DESBRAVADOR.

No sábado, dia 14, no Palco das Etnias durante a EXPOFEST IJUÍ 2023, foram realizadas as homenagens deste ano.

Personalidades Homenageadas nos âmbitos Municipal, Estadual, Federal e Internacional.

Municipal – NELSON CASARIN – pela sua atuação histórica, como Presidente da União das Etnias de Ijuí – UETI, gestões 2011 a 2022

Estadual – BEATRIZ ARAÚJO– Secretária de Estado da Cultura do RS – pelos relevantes serviços prestados à cultura do Estado, especialmente pelo apoio incondicional à União das Etnias de Ijuí, quando da busca pelo reconhecimento nacional e mundial de nossa entidade.

Federal – DARCISIO PAULO PERONDI – por relevantes serviços prestados ao movimento étnico de Ijuí, especialmente pela articulação junto ao Ministério do Turismo, na a aprovação e

Internacional – HUGO ARMANDO PETERSEN – o principal apoiador do movimento das etnias na Argentina, especialmente com o município de Oberá, cidade irmã de Ijuí. Na Argentina sempre foi o porta voz da integração, organizando as recepções, as articulações e as participações das diretorias e dos grupos de danças.

Entidades Homenageadas nos âmbitos Municipal, Estadual, Federal e Internacional.

CERILUZ – Municipal – A Cooperativa Regional de Energia e Desenvolvimento Ijuí Ltda. – através do Presidente da cooperativa de distribuição de Energia, Guilherme de Pauli, recebeu a Comenda pelo apoio significativo nos projetos culturais da União das Etnias, especialmente pelo aporte de recursos pela lei de Incentivo Estadual, no projeto da Sede Cultural da UETI, com montante de aproximadamente 1 milhão de reais.

FARMÁCIA SÃO JOÃO – Estadual – A Farmácia São João, maior Grupo Farmacêutico do Sul do Brasil da atualidade, através de sua Gerente Regional Cintia Ziegler, recebe a Comenda pelo apoio à União das Etnias de Ijuí, especialmente no incentivo aos projetos culturais pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, de forma ininterrupta desde o primeiro projeto da UETI em 2013, há dez anos.

SICREDI – Federal – Senhor ELMO PEDRO VON MÜHLEN – Presidente da SICREDI DAS CULTURAS RS/MG. O Sicredi das Culturas RS/MG, é a principal Instituição Financeira apoiadora do Movimento Étnico de Ijuí. A Instituição sempre apoiou projetos culturais de todas as etnias e para homenagear a rica história do movimento Étnico, especialmente da nossa imigração, recentemente inaugurou a uma Agência na Rua do comércio, dando-lhe o nome de Agência Ijuí Imigrantes.

VICE-CONSULADO DE PORTUGAL – Internacional, para a Vice-Cônsul FELIPA MENDONÇA – Desde 1988 o então Consulado de Portugal se destacou no movimento associativo étnico de Ijuí, pois, foi a primeira instituição a nível diplomático que deu início ao relacionamento de uma etnia de Ijuí, no caso o Centro Cultural Português, com o seu país de origem. Todos os cônsules de Portugal da jurisdição Rio Grande do Sul estiveram presentes em diversos eventos da nossa comunidade com intuito de conhecer o trabalho desenvolvido pela União das Etnias de Ijuí.

INTEGRANTES DAS ETNIAS HOMENAGEADOS:

Nelsone Rosinah Casarin homenageados por criarem o Programa de Rádio – Aproximando Nações

Francisco Roloff, produtor cultural homenageado.

Apresentadores do programa Aproximando Nações, homenageados pelos 10 anos do programa de Rádio.

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

Siga o Instagram da EXPOFEST e fique por dentro dos BASTIDORES do maior evento multiétnico do país!

POSTS RELACIONADOS