No último domingo, o ministro interino da Cultura, Márcio Tavares dos Santos esteve presente na EXPOFEST IJUÍ 2025, representando o Ministério da Cultura e percorreu os 13 Centros Culturais Étnicos do Parque de Exposições Wanderley Burmann, conhecendo de perto a estrutura, a produção cultural e a dimensão simbólica da feira.
O Ministro que foi recebido pelas autoridades locais, pela União das Etnias de Ijuí (UETI) e pela Impacto Cultural, teve sua vinda articulada em fevereiro, durante agenda em Brasília organizada pelo produtor cultural da EXPOFEST IJUÍ, Francisco Roloff, com o objetivo de apresentar o projeto e fortalecer o diálogo entre o Ministério da Cultura e as iniciativas regionais voltadas à diversidade e à preservação do patrimônio imaterial.
Durante a visita, o ministro recebeu a honraria da Comenda do Mérito Desbravador e destacou o papel da EXPOFEST IJUÍ como referência nacional na valorização da pluralidade cultural brasileira. Além disso, ele também conheceu o projeto dos 400 anos das Missões Jesuítico-Guarani, executado pela Impacto Cultural em parceria com comunidades indígenas e instituições culturais do Rio Grande do Sul.
O produtor cultural Francisco Roloff, da Impacto Cultural, avaliou a presença do ministro como um marco para o evento e para o setor cultural do estado. “A vinda do ministro interino da Cultura marca um novo momento para a EXPOFEST. É o reconhecimento do maior evento multiétnico do país, que há quatro décadas promove o encontro entre povos e tradições. Ter o Ministério da Cultura presente aqui é um sinal claro da importância que a feira alcançou nacionalmente”, afirmou.
A EXPOFEST IJUÍ 2025 contou com o patrocínio de Sicredi/Icatu Coopera, Farmácias São João, Caixa e Governo Federal, Banco do Brasil, Unijuí, Comercial Zaffari/Stok Center, Banrisul, Deltasul, Vero, Moinho Ijuí, Ketten Bebidas, Busatto & Lang, Realize Construtora, HD Distribuidora e Grupo Protefort.