A União das Etnias de Ijuí (UETI) e a Associação de Escritores e Artistas Camponeses (AEAP) assinaram um acordo de cooperação e intercâmbio. A AEAP é uma Organização Não Governamental, sediada em Paris, na França.
O acordo visa fomentar os interesses de ambos e a divulgação das produções artísticas e literárias no Brasil e na Europa. Além disso, as duas entidades se comprometeram a incentivar a produção artística e literária junto à população rural brasileira e francesa, particularmente com relação às temáticas voltadas para os grandes desafios ecológicos e as penúrias da população vulnerável.
Ambas as instituições promoverão a troca de experiências bem-sucedidas relacionadas com processos que facilitem as expressões da população rural dos dois países pela arte e pela literatura, tendo como prioridade aquelas dos jovens, estudantes e profissionais da rede do ensino agropecuário. E, também, a facilitação de contatos, relacionamentos e intercâmbio entre pessoas e instituições brasileiras e da Europa nos campos da cultura, da etnografia, da gastronomia, da formação universitária, do ensino de idiomas e da gestão associativa, em articulação com os países vizinhos do Brasil, com vistas a construção da irmandade, da ajuda mútua, da prosperidade e da paz.
O coordenador geral da EXPOFEST IJUÍ 2024, Adelar Baggio, ressalta a importância de realizar a troca de conhecimento mútuo e criar um relacionamento para a expansão do conhecimento. “É um grupo de artistas e escritores do meio rural, vindos de Paris. O presidente da ONG já esteve conosco e conhece o nosso trabalho, então haverá um intercâmbio cultural, principalmente agropecuário e tecnológico. Com isso, poderemos expandir nosso conhecimento não apenas para a França, mas também para a Europa, assim como os ensinamentos deles serão espalhados pelo Brasil”, frisa o diretor, destacando que esta é a primeira grande formalidade internacional com a França.
Além destes objetivos, Baggio observa que é uma grande oportunidade para conquistar um bom relacionamento e realizar um intercâmbio com outras organizações. “Teremos grandes chances de levar universitários, artistas, grupos de dança, canto e trazer da Europa outros profissionais para aprender no Brasil”, finaliza.
O acordo foi assinado durante a realização da EXPOFEST IJUÍ 2024.